No post "Dia Nacional da LGP- 15 de Novembro" dissemos que as festividades não acabaram nesse dia. É verdade!

 

No dia 19 de Novembro, fomos actores e actrizes no auditório da Junta de Freguesia de Paranhos. Toda a comunidade escolar assistiu ao nosso teatro e até o senhor Presidente da Junta de Freguesia esteve presente. Foram muitas as felicitações e, por isso, queremos partilhar com os visitantes do nosso blogue alguns desses momentos.

 

 

 

 

 

 

Jornalista: Senhora LGP, começo por lhe perguntar por que é que se acha então uma Língua?

 

LGP: Claro que sou uma língua! As minhas palavras são os gestos, com eles crio frases, histórias, expresso os meus sentimentos, comunico com os meus amigos. Tenho uma gramática como todas as línguas, é muito importante.

 

 

 

Jornalista: Disseram-me que é uma língua jovem, é verdade?

 

LGP: É mentira. Sou uma língua antiga mas os surdos falavam-me às escondidas. Era proibida nas escolas mas, em 1997, o governo Português aprovou-me. Agora, os surdos podem utilizar-me livremente.

 

 

 

Jornalista: Tem sonhos para o futuro?

 

LGP: Sim, tenho muitos sonhos... Sabe, gostava que todos os meninos da escola do Bigodes me conhecessem melhor. Sou uma língua muito mexida e estou sempre em movimento.

 

 

Então, gostaram?

 

 

 

Nota: Nos termos da alínea h) do nº2 do artigo 74º da Constituição da República Portuguesa (revisão de 1997), «na realização da política de ensino incumbe ao Estado (...) proteger e valorizar a língua gestual portuguesa, enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e da igualdade de oportunidades.»

 

publicado por magiabilingue às 22:25